Trav. D. Sílvia Cardoso n.º6 - 3.4
4590-624 Paços de Ferreira
geral@rotinaestrategica.pt
+351 255 144 146

Chamada para a rede fixa nacional



Como enfrentar o medo de falar em público

Como enfrentar o medo de falar em público

Apesar de conhecerem os mais ínfimos detalhes sobre o assunto sobre o qual vão discursar na sala de aula ou no trabalho, muitas pessoas sentem-se nervosas apenas pelo simples facto de terem de falar em público. Parece que as palavras ficam presas na garganta e na dúvida para onde olhar, por exemplo, tendem apenas a intensificar essa sensação acabando por prejudicar a sua performance.

Para que não passe mais por estas situações e consiga enfrentar o seu medo de falar em público, a Universia Portugal reuniu algumas dicas. Conheça-as a seguir:

1 – Não pense demasiado

Planear bem a apresentação e verificar que não há erros nos textos e vídeos que pretende mostrar ao público são atitudes bastante importantes para garantir um bom desempenho. No entanto, isso não significa que deva pensar constantemente no assunto, afinal as hipóteses de ficar mais ansioso apenas aumentam. Por isso, no dia anterior à apresentação, depois de se certificar de que tudo está certo, relaxe. Descanse a mente e aproveite para fazer aquelas coisas que geralmente atrapalham o seu dia a dia, como navegar na internet ou passar muito tempo nas redes sociais. Nestes casos, as distrações são mais que bem-vindas.

2 – Olhe as pessoas nos olhos

A princípio, esta dica poderá não parecer uma boa ideia, porque dá a sensação de que o interlocutor apenas vai ficar mais nervoso. Contudo, estabelecer contacto visual dará a impressão ao seu público de que está confiante e no controle da situação e, por isso, conforme for percebendo que as pessoas estão a reagir realmente desta maneira, sentir-se-á mais seguro e sua dificuldade em falar em público diminuirá.

3 – Fale calmamente

Às vezes, no intuito de acabar logo com a sua aflição, tende a começar a falar demasiado rápido, comprometendo a compreensão do público e a própria leitura que eles fazem do seu trabalho. Para que consiga resistir a essa vontade, respire fundo e lembre-se de expirar, porque deste modo diminui o seu ritmo cardíaco e, consequentemente, os seus níveis de ansiedade. Outro aspeto importante é inserir pausas durante o seu discurso, conferindo à plateia tempo para digerir todas as informações veiculadas.

http://noticias.universia.pt/destaque/noticia/2017/05/16/1152264/saiba-enfrentar-medo-falar-publico.html

Share